EMENTA DAS DISCIPLINAS DA RESIDÊNCIA CTS

PPG0039 – ECONOMIA SOLIDÁRIA E PLANEJAMENTO TERRITORIAL 60 h

Ementa: Adequação sociotécnica, economia e finanças solidárias, fundos rotativos solidários, associativismo e cooperativismo, cooperação e trabalho associado, geração de trabalho e renda, bancos e moedas sociais, organização e estudos das culturas do trabalho.

PPG0041 – PRODUÇÃO DO HABITAT NO CAMPO E NA CIDADE – 60h

Ementa: Planejamento espacial participativo, direito à cidade, projeto de habitação social no campo e na cidade. Demandas, vocações e análise do problema. Identidade local, saberes existentes, padrões espaciais e de acontecimentos. Dimensões da sustentabilidade (social, cultural e emocional, econômica e ambiental). Geração de códigos, estabelecimento de linguagem. Participação da comunidade.

PPG0042 – AGROECOLOGIA E AGROURBANIA – 60h

Ementa: Planejamento da agricultura urbana e cidadania. Alimentação orgânica/in natura, participação familiar e soberania alimentar.

PPG0043 – PLANEJAMENTO TERRITORIAL E URBANISMO PARTICIPATIVO – 60h

Ementa: Planejamento territorial no campo de na cidade, direito à cidade e ao território, urbanismo participativo e assessoria sociotécnica para regularização fundiária e planejamento espacial e da paisagem. Identidade local, saberes existentes, padrões espaciais e de acontecimentos. Dimensões da sustentabilidade (social, cultural e emocional, econômica e ambiental). Geração de códigos, estabelecimento de linguagem. Participação da comunidade.

PPG0044 – SAÚDE ECOSSISTÊMICA – 60h

Ementa: Práticas de vigilância epidemiológica, saúde coletiva e saúde da família com integração de práticas de ecossaneamento e infraestrutura ecológica.

PPG0046 – ESPAÇO PESQUISA/PRÁTICA – 60h

Ementa: Introdução à Metodologia da pesquisa científica aplicada a microprojetos de ação local, visando auxiliar o estudante na realização do Trabalho de Conclusão de Curso, documento acadêmico indispensável para aprovação na Residência CTS.

PPG0073  – VIVÊNCIAS NO TERRITÓRIO E EM GRUPO – 90h

Ementa: Conexões de saberes; Adequação sociotécnica; Tecnociência solidária; Conexões Territoriais; Produção do Habitat no campo e na cidade; Agroecologia; Educação Freireana e Trabalho; Saúde Ecossistêmica, aplicados às realidades dos 7 territórios: Doroty Stang, Sol Nascente, Paranoá Parque, Santa Luzia/Estrutural, Quilombo Mesquita, Assentamento Canaã -MST, Assentamento Renascer/Palmares, a partir de visitas de campo realizadas periodicamente e em consonância com o módulo teórico corrente, com envolvimento processual dos estudantes com as dinâmicas dos territórios.

PPG0074 – INTRODUÇÃO/FUNDAMENTAÇÃO EM CTS PARA ADEQUAÇÃO SOCIOTÉCNICA NOS TERRITÓRIOS PERIFÉRICOS – 60h

Ementa Noções e conceitos introdutórios: Conexões de saberes; Adequação sociotécnica; Tecnociência solidária; Educação Freireana, Design Social e Cultura do Trabalho (arte, educação e cultura popular, comércio solidário); Conexões Territoriais; Produção do Habitat no campo e na cidade; Agroecologia; Saúde Ecossistêmica.

LAT001 – TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO